terça-feira, 16 de junho de 2009

O MARKETING NO JORNALISMO

Por Eduardo Fehn Teixeira
Jornalista/Publicitário, diretor da Agência Ciranda
www.agenciaciranda.com.br / teixeira@agenciaciranda.com.br

Sempre se ouviu dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. E isto é uma das grandes verdades do Marketing, senão a maior.

Mas e se alguém afirmasse que a propaganda é apenas uma das grandes ferramentas do Marketing. Tão somente um dos caminhos para a fixação de mensagens na mídia. Pois acredite. Também é uma grande verdade.

Igualmente é verdadeiro que o Marketing é composto por uma série de caminhos, dentre os quais dois são os principais modos de externar e fixar mensagens: a propaganda e o jornalismo empresarial – ou assessoria de Imprensa, como é mais conhecido este trabalho.

Veja. Há uma diferença básica que resulta em traduções óbvias: a propaganda é declaradamente paga e por isto as pessoas sabem que quem está fazendo aquela afirmação também está arcando com os custos do veículo (jornal, rádio, tv, etc.) para que a mensagem seja publicada. E neste caso, o veículo irá publicar o que for determinado pelo cliente, através de sua agência de propaganda. E mais: a mensagem sairá no local e data determinados.

Já na operação de jornalismo empresarial, o investimento em Marketing também é pago, mas não aos veículos de Comunicação, mas sim a uma empresa especializada. E as mensagens poderão ser aproveitadas pelos veículos, quando e como acharem que devem. Sendo assim, a oportunidade e a qualidade do trabalho com jornalismo empresarial é determinante para seu êxito.

Mas independente de ser bem feito ou nem tanto, quando aproveitado pela mídia (e normalmente isto acontece), sempre favorece – e muitíssimo - o cliente/investidor. E sabem qual a principal razão? É a credibilidade, que a notícia sempre terá mais do que o anúncio!

Na verdade, entre todas as ações que compõem o Marketing, sejam elas convencionais ou especiais, as duas principais são a propaganda e o jornalismo empresarial. Quem faz apenas uma dessas ações, não sabe o que está perdendo. E quem não faz nenhuma, é certo que sempre perde muito. Mas aqueles que estão bem assessorados, tanto por uma agência de propaganda como por uma agência de jornalismo empresarial, esses ganham. Sempre e muito. Podem acreditar.

Um comentário:

  1. COMO ESTA A EQUIPE CIRANDA, AGORA ESTOU NO PONTO FRIO NA DR. FLORES, 217. MELHOR PREÇO É AQUI, NÃO PERCA OU "PERDA" TEMPO, VENHA AGORA TEL. 32285359. MAIS UMA COISA, PELO QUE SEI NAO É NECESSARIO DIPLOMA PARA SER JORNALISTA, AGUARDO SEU CONTATO, UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir