sexta-feira, 26 de junho de 2009

No ARCO Jornal, mercado aberto para a carne ovina


Com esta manchete, o ARCO Jornal de Junho/Julho de 2009 chega ao mercado, em mais um produto do núcleo de jornalismo da Agência Ciranda. Desenvolvido em parceria pela Agência Ciranda e Agropress, para a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), o ARCO Jornal apresenta temas da ovinocultura de todo o País, mostrando que gaúchos, mineiros, nordestinos, cariocas e paulistas amam a carne ovina e buscam aperfeiçoar a criação das várias raças de lã, carne, leite e deslanadas.

Em Minas, a busca dos criadores é a profissionalização. No Rio e São Paulo, respectivamente, o jornalista Nelson Moreira percorreu a Feira de São Cristóvão e o CTN (Bairro do Limão), mostrando que os migrantes são os responsáveis pela difusão da culinária Nordestina, que valoriza a carne ovina.

Além de reportagens e artigos técnicos sobre planejamento forrageiro, pneumonia gestão rural, o ARCO Jornal chama atenção para alguns projetos com ovinos que estão frutificando em São Paulo, como o Cordeiro SIM, e Minas Gerais (Procordeiro).

É uma leitura de qualidade, circulação dirigida, com tiragem de 10 mil exemplares.

Mais uma edição do Angus@newS


O núcleo de jornalismo da Agência Ciranda acaba de colocar nas ruas uma nova edição do Angus@newS, para a Associação Brasileira de Angus (ABA). Com 44 páginas, 10 mil exemplares, circulação dirigida, o jornal bimestral mais esperado pelo agribusiness brasileiro faz uma completa abordagem da pecuária de corte, com destaque para a raça Aberdeen Angus.

As questões ligadas ao standard da raça, o treinamento de técnicos, a formação de jovens jurados e as notícias do circuito de exposições e leilões da raça merecem amplo destaque na área editorial. Estrela da temporada de outono na pecuária do sul do País, o terneiro Angus figura como a reportagem de capa, que também aborda a valorização do produto Carne Angus Certificada.

Entre os assuntos do momento no agribusiness, o Angus@newS chama a atenção para a implantação da Reserva Legal nas propriedades rurais, que pode ser uma séria ameaça à produção de alimentos no Brasil.

A equipe de jornalistas da Agência se esmera para levar aos leitores uma precisa radiografia do que de interessante acontece na pecuária e no cenário do agronegócio brasileiro. É informação quente falando a língua do homem do campo!

Para ver ou ler o Angus@newS, clique no link a seguir:

http://www.angus.org.br/download/download/?ID_DOWNLOAD=153

terça-feira, 16 de junho de 2009

O MARKETING NO JORNALISMO

Por Eduardo Fehn Teixeira
Jornalista/Publicitário, diretor da Agência Ciranda
www.agenciaciranda.com.br / teixeira@agenciaciranda.com.br

Sempre se ouviu dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. E isto é uma das grandes verdades do Marketing, senão a maior.

Mas e se alguém afirmasse que a propaganda é apenas uma das grandes ferramentas do Marketing. Tão somente um dos caminhos para a fixação de mensagens na mídia. Pois acredite. Também é uma grande verdade.

Igualmente é verdadeiro que o Marketing é composto por uma série de caminhos, dentre os quais dois são os principais modos de externar e fixar mensagens: a propaganda e o jornalismo empresarial – ou assessoria de Imprensa, como é mais conhecido este trabalho.

Veja. Há uma diferença básica que resulta em traduções óbvias: a propaganda é declaradamente paga e por isto as pessoas sabem que quem está fazendo aquela afirmação também está arcando com os custos do veículo (jornal, rádio, tv, etc.) para que a mensagem seja publicada. E neste caso, o veículo irá publicar o que for determinado pelo cliente, através de sua agência de propaganda. E mais: a mensagem sairá no local e data determinados.

Já na operação de jornalismo empresarial, o investimento em Marketing também é pago, mas não aos veículos de Comunicação, mas sim a uma empresa especializada. E as mensagens poderão ser aproveitadas pelos veículos, quando e como acharem que devem. Sendo assim, a oportunidade e a qualidade do trabalho com jornalismo empresarial é determinante para seu êxito.

Mas independente de ser bem feito ou nem tanto, quando aproveitado pela mídia (e normalmente isto acontece), sempre favorece – e muitíssimo - o cliente/investidor. E sabem qual a principal razão? É a credibilidade, que a notícia sempre terá mais do que o anúncio!

Na verdade, entre todas as ações que compõem o Marketing, sejam elas convencionais ou especiais, as duas principais são a propaganda e o jornalismo empresarial. Quem faz apenas uma dessas ações, não sabe o que está perdendo. E quem não faz nenhuma, é certo que sempre perde muito. Mas aqueles que estão bem assessorados, tanto por uma agência de propaganda como por uma agência de jornalismo empresarial, esses ganham. Sempre e muito. Podem acreditar.